quarta-feira, 22 de julho de 2009

Aprender a aprender

O professor Dr Avelar Fortunato de Economia fez uma dinâmica no último dia de aula, que me fez pensar e muito num tema que tem me assombrado estes últimos dias: “como aprender a aprender?”
Sei que a frase soa ridiculamente mas está aí uma habilidade que não é treinada nas escolas. Em toda minha carreira acadêmica, ninguém nunca parou para me ensinar como eu deveria aprender.
Nossos currículos estão cheios de matérias que vão sendo lançadas pelos professores para que os alunos pesquem uma coisa ou outra.
Na prática, devido à estrutura do sistema, resolvemos decorar de forma apressada (ou colar num pedaço de papel) toda aquela quantidade de conteúdos de coisas aparentemente inúteis e temos de “gospí-las” de volta na hora da prova.
Assim como o papel da cola é jogado fora depois da prova, ( mesmo meu colega Edis deixando o dele de amostra ) tudo aquilo que decoramos também é jogado na lata de lixo mais próxima dentro dos 5 minutos que se sucedem após a prova.
Eu não consigo mais decorar... a experiência de vida me mostrou que é melhor sair mal numa prova que decorar e chegar no momento exato e esquecer aquela palavrinha indispensável para saber o resto da frase...
O problema todo é que não aprendemos. Ou se aprendemos temos a sensação que não foi o suficiente. Eu me sinto assim.
Precisamos aprender a aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário